O Studio

O Studio

A Eifler

Logo Eifler Jr Arquitetos SS No início de 1985 a Eifler Jr. Arquitetura surgiu a partir de uma iniciativa do arquiteto Evandro Eifler Jr. e desde então tem desenvolvido trabalhos específicos na área de restauração, revitalização e reciclagem de uso. Dentro dessa linha de pensamento e atitude perante a vida é que, nos derradeiros vinte anos, vimos produzindo não só projetos arquitetônicos, senão que, pretensiosamente estabelecendo relações humanas verdadeiras, criativas e cheias de amor. Atualmente nada é mais moderno que isso, ou seja, é fundamental que tenhamos mais redução, mais reuso e mais reciclagem. E obviamente mais amor. Leia mais ->

Acreditamos que a arquitetura cada vez mais e necessariamente deverá estar inserida dentro de um contexto onde haja previsão de materiais ecologicamente corretos para construir, onde haja pesquisa para o uso de materiais recicláveis e técnicas alternativas que evitem a alteração da composição do solo, aterros, a emissão de gás carbônico, o aquecimento e o desequilíbrio do sistema de chuva, onde haja planejamento para usar o máximo possível dos recursos naturais em iluminação, ventilação e vegetação e utilização de modos alternativos de gestão de água e luz.

Acreditamos que a proteção do patrimônio não é um ato de salvaguarda de objetos-testemunhos pois, se estes perdem seu passado, não significam mais do que a imagem que o presente projeta do passado. A proteção é um ato eminentemente moderno, pois trata-se de fabricar a história no dia-a-dia, de compor permanentemente a memória, de produzir incessantemente a lembrança.

A realidade contemporânea se baseia cada vez mais no predomínio do ambiente construído e no crescimento descontrolado das cidades, no uso de materiais e técnicas com elevado custo energético e alto grau de desperdício em seu funcionamento e manutenção. É preciso buscar parâmetros relacionados com a capacidade da arquitetura contemporânea de responder a essas demandas.

Uma arquitetura para o presente deve considerar o já construído, afrontando a melhoria de entornos degradados em busca de um reequilíbrio ecológico na relação entre seres humanos e seu entorno artificial, sem cair em nostalgias de um passado perdido.

Nesse mundo globalizado e rico em objetos e modismos, pobre em tecidos, fraco em espaços comuns, o homem está reduzido a um simples artefato alienado na cidade com espaço interior cheio de mensagens contraditórias, e um aspecto exterior pleno de manufaturas iconográficas que robotizam sua consciência e lesionam o equilíbrio da natureza. A arquitetura, em parte significativa parece atender aos anseios de uma classe média em ascensão, lastrada em desajustes sociais, ambiciosa de aparências e empenhada em rasurar o tempo. Talvez, porque a demanda dessa nova classe (ou sociedade) – produto desse mundo globalizado – requeira como elemento integrador o substrato do simulacro. Isso produz uma arquitetura eloqüente em molduras, enfática em formas e perversa na simulação do lugar.

Conceituamos a diversidade como a possibilidade de uma criação mais abundante, vigorosa e consistente. Através de parcerias e de atuações em equipe temos a possibilidade de crescer realizando e produzindo com sinergia. Damos grande valor para o aprendizado, que para nós significa a certeza de que estamos todos ainda a caminho, temos muito a fazer e vemos no diálogo a possibilidade de promover trocas de percepções quanto ao nosso entendimento da vida e nossa participação no mundo. A verdade para nós inclui a ética e a transparência como base para a criação de elos de confiança e perenização das relações.

Serviços

Projetos de Restauração

Diferentemente da morte humana, a morte arquitetônica pode ser reversível, edifícios podem ser restaurados ou reconstruídos e assim voltar da morte ou serem reinventados. Desse modo produzimos projetos a partir de condicionantes edificados, com valor artístico, histórico e cultural. Os condicionantes específicos de cada projeto de restauração são os norteadores desse tipo de intervenção, onde se busca a máxima transformação com a mínima intervenção. Não há meio que tenha melhor relação custo/benefício no corte de emissões de gases estufa que a reforma de prédios antigos. E isto está acontecendo nos Estados Unidos, na India, na África, no mundo inteiro.

Projetos de Arquitetura

É possível pensar que um projeto, mais que uma forma fechada, possa ser um manual de instruções para que as peças implicadas encontrem alguma ordem na resolução dos problemas. Dessa forma produzimos projetos com a preocupação com o meio ambiente, não descartartando o atual repertório de conhecimentos, mas sim revendo e ampliando conceitos. Nessa área desenvolvemos projetos de edifícios multifamiliares, residências, prédios institucionais, lojas, restaurantes, bares.

Laudos Arquitetônicos

São trabalhos realizados para analisar, dimensionar e atestar as condições físicas, estruturais e patológicas de um prédio, Verificação de fissuras, deformações, desaprumos, colapsos parciais, identificação de eventuais patologias de comportamento, condições gerais de segurança e estabilidade das paredes, estruturas internas, marquises, beirais, esquadrias e telhados.Também realizamos avaliações para apurar seu valor de mercado tanto para a venda como para a locação e ainda produzimos análises tipológicas, morfológicas e de singularidade de prédios sob o ponto de vista do patrimônio histórico.

Levantamentos físico-cadastral de prédios históricos

Mapeamento tridimensional, utilizando a tecnologia Laser Scanner, das fachadas. O trabalho é realizado através da execução de poligonais com o laser scanner e também a utilização de alvos, ambos georreferenciados. As nuvens de pontos provenientes dos levantamentos serão registradas e editadas em programas próprios para a obtenção da melhor qualidade dos dados. Levantamento físico de medidas e ângulos das compartimentações das salas. Levantamento interno com a marcação das paredes internas, alturas, projeções de vigas, locação de pilares, tomadas e pontos de luz na laje de entrepiso, medidas de portas e janelas e seu sistema de abertura e projeção de abertura. Memorial descritivo do prédio, características, técnica e sistema construtivo, materiais constitutivos. Levantamento fotográfico com a obtenção de fotos, gerais e detalhes, para determinar no tempo o registro do imóvel e para demonstração das características e peculiaridades.

Equipe

Evandro Eifler Jr.

Arquiteto

Arquiteto e urbanista graduado pela Unisinos em 1984. Com especialização em patologia das edificações e restauração do patrimônio histórico.

Andressa Klein Ferreira

Arquiteta

Arquiteta e urbanista graduada pela UFRGS em 2012.

Carolina Karlinski

Arquiteta

Arquiteta e urbanista graduada pela PUCRS em 2013.

Roberta Farina Mansur

Arquiteta

Arquiteta e urbanista graduada pela UFRGS em 2012.